top of page
  • lucasmonferdini

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA JURÍDICA EMPRESARIAL - Micro e Pequenas Empresas



Consultoria

Imagine que Paulo, proprietário de uma pequena empresa de serralheria, que sempre forneceu EPI’s, após uma ação trabalhista, se vê obrigado a pagar para um ex-funcionário um valor considerável a título de adicional de insalubridade.


O que houve de errado? Como isso poderia ser evitado?


Provavelmente os EPI’s entregues não eram aprovados pelo órgão competente. A situação poderia ser evitada através de simples consultoria jurídica que indicaria os equipamentos recomendados.


A consultoria jurídica tem por finalidade apresentar orientações e traçar estratégias com respaldo legal, a fim de auxiliar e evitar possíveis conflitos que possam prejudicar tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.


Dito isso, é certo que a tomada de decisões está diretamente relacionada à gestão de pequenas, médias e grandes empresas. E são essas decisões, seja a curto ou longo prazo, que irão definir quão bem-sucedida sua empresa será.


Segundo o Mapa de Empresas do governo federal, entre janeiro e abril de 2024, foram 855.685 empresas fechadas, das quais 819.009 eram Microempresas e 18.965 de Empresas de Pequeno Porte. 


Ainda, segundo os estudos, alguns dos principais motivos que levam empresas à falência são o desconhecimento legal e seus encargos e a falta de planejamento.

 

Quanto a esses motivos, é importante mencionar que a maioria das empresas só costuma buscar auxílio jurídico no momento no qual recebem notificações ou cobranças judiciais. São decisões como essas que acabam por gerar prejuízos às vezes irrecuperáveis.

 

Uma estratégia inteligente, eficaz e com melhor custo-benefício, é investir em uma consultoria jurídica preventiva.

 

A consultoria jurídica - também conhecida como advocacia preventiva - tem como escopo garantir proteção legal do negócio e evita problemas futuros, como questões legais relacionadas a contratos de prestadores de serviços, contratação de funcionários e demissões. 


Ainda, através da consultoria é possível antecipar riscos e prevenir danos, mantendo o estabelecimento funcionando de acordo com a lei.

 

Portanto, a consultoria jurídica para micro e pequenas empresas, além gerar inúmeras vantagens, também auxilia no crescimento rápido no mercado em que ela está inserida.

 

Aqui listamos algumas das vantagens da consultoria jurídica para micro e pequenas empresas:

 

·      Estratégia e Planejamento;

·      Prevenção e Segurança Jurídica;

·      Segurança nas negociações;

·      Saúde e segurança econômica para a empresa;

·      Redução de riscos trabalhistas.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page